quarta-feira, 29 de fevereiro de 2012

A Crise dos 3 meses

Crise dos 3 meses
""Por volta de 2-3 meses de idade, alguns
bebês tornam-se tão eficientes na mamada que são capazes de mamar tudo o
que precisam em 5 ou 7 minutos, algumas vezes em 3 minutos. Se ninguém
disso isso para a mãe e ela espera que a criança fique no seio por
“pelo menos 10 minutos”, ela vai achar que seu filho não está mamando o
suficiente, como esta mãe aqui:

Eu tenho uma filha de 4 meses.
Meu problema é que não sei se ela está mamando o suficiente. Ela passa
somente 3-4 minutos no peito e eu fico com receio de que ela não está
mamando leite suficiente. Quando ela tinha 2 meses, ela mamava por 10
minutos de um lado e 5 do outro e ganhava peso rapidamente; agora ela
está caindo na curva de crescimento.

Eu também notei que meus seios não enchem mais como antes, eles chegavam até a vazar!

O que mais me intriga é que nos primeiros 2 minutos ela engole muito
leite, bem rápido e e depois começa a tirar a boca do peito e a colocar
novamente, sem ficar quieta. Eu tenho que alternar os lados e tentar
posições diferentes para ela mamar ao menos 10 minutos. Eu me pergunto
se ela faz isso porque ainda está com fome.

Outra coisa que me preocupa é que ela está mamando mais vezes, especialmente de noite. Ela
dormia 5-6 horas seguidas de noite, agora dorme no máximo 3-4 horas, até
menos.

O pediatra me disse que eu posso começar a dar leite
artificial na mamadeira. Já tentei, mas ela não aceita, mesmo que outra
pessoa ofereça a mamadeira. "
O caso desta mãe ilustra bem a crise dos 3 meses de idade:

1. O bebê que mamava 10 minutos agora termina em 5 minutos ou menos.
2. Os seios, antes cheios e pesados, agora estão macios e “vazios”.
3. O leite não vaza mais.
4. O ganho de peso do bebê diminui.

Tudo isso é absolutamente normal. O engurgitamento das mamas nas primeiras
semanas pós-parto não tem nada a ver com a quantidade de leite produzida
e sim com uma inflamação temporária que acontece no início da lactação.
Mamas cheias e vazamento são problemas iniciais, que desaparecem assim
que a amamentação está estabelecida.

E a diminuição no ganho de peso, claro, é esperada. Os bebês ganham menos e menos peso a cada mês
que passa. É por isso que as curvas de crescimento são curvas e não
retas. Entre 1 e 2 meses, uma menina amamentada ao seio ganha
tipicamenate 400g a 1,3 kg, com a média sendo um pouco acima de 800g.
Eliminamos o primeiro mês, porque sempre há perda de peso e depois
ganho, o que faz a conta final muito variável. SE o bebê fosse continuar
ganhando peso neste padrão, em 1 ano ganharia 5 a 15 kg, com média de
10 kg. Na realidade, durante o primeiro ano de vida, meninas ganham
entre 4,5 a 6,5 kg, com a média sendo 5,5kg. Em outras palavras, uma
menina que ganhou 500g no primeiro mês de vida (alguns podem achar muito
pouco, mas na realidade é normal) ganhará menos peso eventualmente.
Todos os pesos são medidas aproximadas. Meninos geralmente ganham um
pouco mais que meninas.
Claro que o bebê da mãe do exemplo não aceitou a mamadeira com
complemento; ela não estava com fome. Infelizmente nem todos os bebês
mostram tal controle e, algumas vezes, especialmente se a mãe insiste
muito, eles tomam a mamadeira msmo sem estarem com fome.

Se alguém tivesse explicado a esta mãe o que estaria para acontecer no
terceiro mês, ela não teria se preocupado. Mas a mudança inesperada
deixou-a insegura. Mesmo assim, se ela estivesse confiante na própria
habilidade para amamentar, ela não teria se estressado. A explicação
mais lógica para todas as mudanças é “eu tenho tanto leite que minha
filha fica cheia em 3 minutos”. Mas o medo do fracasso na amamentação é
tão incutido em nossa sociedade, que não importa o que acontece, a mãe
sempre pensa (ou é convencida a pensar) que ela não tem leite
suficiente.

A mãe também se preocupa com outro mito moderno: que
as crianças, à medida em que o tempo passa, aprender a dormir mais. Na
realidade, as crianças passam mais tempo acordadas quando vão crescendo.
É verdade que um dia elas dormirão mais horas seguidas e vão começar a
dormir a noite inteira, mas dificilmente isso acontece aos 4 meses de
idade. Entre o nascimento e 4 meses de vida, é mais provável que você
observe seu bebê dormindo menos. Muitos bebês mamam várias vezes por
noite durante os primeiros anos de vida (o que é muito mais fácil que
preparar mamadeiras de madrugada, especialmente se o bebê dorme na mesma
cama que a mãe).

A mãe do exemplo já começou a forçar a filha a
comer. É um beco sem saída. É fácil deduzir que, a menos que a mãe
decida mudar radicalmente seus hábitos, a introdução de sólidos será uma
luta."

Trecho do livro Mi nino no come do Carlos Gonzales.
(postado por Kelly Gomes na comunidade do orkut Gravidez, Parto e Maternidade)

2 comentários:

Kelly disse...

Lindona

Anônimo disse...

Muito interessante este post, obrigada pelos esclarecimentos.